Cirurgia de Fimose 

A fimose é uma condição que causa uma série de malefícios ao homem e a cirurgia de fimose pode resolver este problema, devolvendo a qualidade de vida ao paciente.

É normal ter fimose?


A fimose ocorre quando a pele que envolve a glande (cabeça do pênis) não permite sua exposição de forma correta. No geral, todos os meninos nascem com esta condição, mas esta pele (prepúcio) tende a regredir naturalmente ao longo da infância e adolescência. 

 

Em casos em que isso não aconteça de forma espontânea, existem alguns tratamentos que podem resolver este problema.

 

Todavia, quando ainda assim a fimose persiste, ela pode causar alguns malefícios à saúde e, nestas situações, a cirurgia de fimose (que também é chamada de postectomia ou circuncisão) pode estar indicada e é prudente a orientação de um especialista!


Quais problemas a fimose pode causar?

Devido ao fato da fimose impedir que a glande fique exposta, ela pode trazer alguns prejuízos à saúde, por exemplo:

Dificuldade na higiene;

Mau-cheiro

Dor ao urinar;

Infecções urinárias;

Maior risco de ter infecções sexualmente transmissíveis (ISTs);

Inchaço;

Dor e desconforto durante as relações sexuais;

Maior risco de Câncer no pênis.


Como será a cirurgia de fimose?

A cirurgia de fimose visa remover o excesso do prepúcio de modo a permitir que a glande (cabeça do pênis) fique exposta sem dificuldade. Assim, o homem conseguirá realizar a limpeza do local com maior facilidade, evitando uma série de problemas. 

 

O procedimento normalmente é realizado em ambiente hospitalar, com anestesia geral (sedação), mas pode ser realizado também em clínicas com anestesia local. Em crianças, o ideal é que seja em ambiente hospitalar, uma vez que necessita de sedação ou anestesia geral mais profunda.


Como ocorre a recuperação após a cirurgia?

Cada pessoa irá reagir de uma forma à cirurgia e se recuperar no seu ritmo. Seguir as orientações médicas é essencial para garantir um pós operatório tranquilo e uma recuperação eficaz.

 

O paciente deverá fazer a troca de curativos e utilizar as pomadas e medicamentos indicados.

 

Pode ocorrer do pênis sofrer um pequeno inchaço logo após o procedimento e da glande ficar mais sensível. Entretanto, essas reações são suportáveis e passageiras.

 

Normalmente, a recuperação total do paciente irá ocorrer após cerca de um mês e, neste período, será importante evitar a prática de alguns esportes e das relações sexuais.

 

O acompanhamento com o urologista é essencial para observar a evolução da recuperação.

 

A cirurgia de fimose possui riscos?

A postectomia é uma cirurgia que costuma apresentar baixo risco e uma rápida recuperação.

 

Contudo, algumas complicações podem surgir, apesar de raras. Em alguns casos, o paciente pode apresentar algum sangramento, infecção ou pode haver a necessidade da realização de outra cirurgia devido a retirada excessiva ou insuficiente do prepúcio. Pode ocorrer também a deiscência (ruptura) parcial ou total de antes do tempo de alguns pontos. A maioria se resolve apenas com medidas locais.


Por isso, é essencial realizar este procedimento com profissional capacitado e experiente já que, quando bem executado, os riscos são sempre menores.

Além disso, em caso de complicações, o acompanhamento adequado será essencial para solucionar o problema sem maiores danos à saúde.

 

Benefícios da cirurgia de fimose

A cirurgia de fimose traz benefícios importantes para a saúde do homem, por exemplo:

Redução das chances da ocorrência de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs);

Menor incidência de infecção urinária;

Prevenção do câncer de pênis;

Melhora o desempenho sexual.

 

Todavia, o fato da cirurgia reduzir as chances de contaminação com ISTs não significa que não seja necessário usar o preservativo. Ele continua sendo essencial e a única forma de prevenção destas doenças.

 

Como vimos, a cirurgia de fimose é um procedimento simples, mas que traz grandes benefícios para a saúde e bem estar do homem.

 

Caso você ou seu filho esteja com este problema, não hesite em procurar um urologista para fazer um diagnóstico preciso e indicar a melhor solução para o seu caso.

Urologia e Cirurgia Robótica

Dr. Bruno Garcia

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe, Residência Médica em Cirurgia Geral pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia e Urologia pelo Hospital do Servidor Publico Municipal de São Paulo. Pós graduação em Cirurgia Robótica e Observership in Robotic Surgery University of Southern California (USA).

Share by: