Nada mais são que formações de cristais que consolidam formando estruturas maiores que promovem obstrução da passagem da urina.
Essa obstrução causa:
✔ Dor intensa;
✔ Infecção;
✔ Sepse.
O tratamento depende da localização, tamanho, quantidade de cálculos, vigência ou não de infecção. O tratamento preconizado sempre é MINIMAMENTE INVASIVO. Ou seja, por endoscopia através da uretra ou através de punção/percutânea indicado para cálculos maiores de 2 cm.
E o cálculo é fragmentado através de uma fibra laser.
Salvo o raro cálculo de ácido úrico, todos os outros cálculos não dissolvem com medicações ou alimentos
Hoje em dia é incomum cirurgias com cortes para remover cálculos renais, até inadmissível. Exceto se tratando de cálculos muito grandes que envolvam todo o rim. Em geral, a cirurgia não envolve cortes, ou quando envolve há apenas uma incisão de aprox 1 cm.
Em geral não, alguns pacientes podem se beneficiar do uso de sonda vesical nos dias em que estiver internado para melhorar a drenagem da urina caso estejam em infecção.
O uso do cateter duplo J é uma medida prudente após o procedimento de quebra de cálculos como uma segurança até recuperação ou saída de minúsculos fragmentos ou pó de cálculos. Então, é bem comum ficar temporariamente com o cateter duplo J.
O custo total de um procedimento varia de paciente para paciente, pois é através da avaliação individualizada do paciente onde podemos saber a real necessidade de consumo de materiais, serviços hospitalares, medicamentos e manejos.
O paciente pode receber alta no mesmo dia, ou no dia seguinte.
Formado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe, Residência Médica em Cirurgia Geral pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia e Urologia pelo Hospital do Servidor Publico Municipal de São Paulo. Pós graduação em Cirurgia Robótica e Observership in Robotic Surgery University of Southern California (USA).
Dr. Bruno Garcia é Especialista em Urologia e Certificado em Cirurgia Robótica pela Intuitive Surgical. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia e da American Urological Association (AUA).
Rua Alcídes Leite, 75 - 1º andar
São José
Aracaju/SE
Dr. Bruno Garcia Dias - CRMSE 4557 Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.