Tratamento p / Pedras nos Rins

Acabe com a dor e o desconforto dos cálculos renais. Agende sua cirurgia endoscópica hoje, uma cirurgia minimamente invasiva.

O que são as pedras nos rins?


Nada mais são que formações de cristais que consolidam formando estruturas maiores que promovem obstrução da passagem da urina.


Essa obstrução causa:

Dor intensa;

Infecção;

Sepse.

Como é feito o tratamento?

O tratamento depende da localização, tamanho, quantidade de cálculos, vigência ou não de infecção. O tratamento preconizado sempre é MINIMAMENTE INVASIVO. Ou seja, por endoscopia através da uretra ou através de punção/percutânea indicado para cálculos maiores de 2 cm.


E o cálculo é fragmentado através de uma fibra laser.

Ureterolitotripsia flexível laser

Nefrolitotripsia percutânea 

Vídeo demonstrando a fragmentação das pedras nos rins

As dúvidas frequentes em relação ao tratamento de pedras nos rins

  • Tem medicamento para dissolver pedra?

    Salvo o raro cálculo de ácido úrico, todos os outros cálculos não dissolvem com medicações ou alimentos


  • A cirurgia envolve cortes?

    Hoje em dia é incomum cirurgias com cortes para remover cálculos renais, até inadmissível. Exceto se tratando de cálculos muito grandes que envolvam todo o rim. Em geral, a cirurgia não envolve cortes, ou quando envolve há apenas uma incisão de aprox 1 cm.


  • Esse procedimento precisa usar sonda?

    Em geral não, alguns pacientes podem se beneficiar do uso de sonda vesical nos dias em que estiver internado para melhorar a drenagem da urina caso estejam em infecção.


  • É necessário usar o cateter duplo J?

    O uso do cateter duplo J é uma medida prudente após o procedimento de quebra de cálculos como uma segurança até recuperação ou saída de minúsculos fragmentos ou pó de cálculos. Então, é bem comum ficar temporariamente com o cateter duplo J.


  • Quanto custa um procedimento desse?

    O custo total de um procedimento varia de paciente para paciente, pois é através da avaliação individualizada do paciente onde podemos saber a real necessidade de consumo de materiais, serviços hospitalares, medicamentos e manejos.


  • O paciente fica internado quantos dias?

    O paciente pode receber alta no mesmo dia, ou no dia seguinte.


Urologia e Cirurgia Robótica

Dr. Bruno Garcia

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe, Residência Médica em Cirurgia Geral pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia e Urologia pelo Hospital do Servidor Publico Municipal de São Paulo. Pós graduação em Cirurgia Robótica e Observership in Robotic Surgery University of Southern California (USA).

Share by: