Tumores da Adrenal 

Na maioria dos casos, esses tumores são achados em exames de imagens realizados por diversos outros motivos.

Entenda mais os Tumores da Adrenal


A glândula adrenal ou suprarrenal é responsável por diversos hormônios, inclusive adrenalina. Ela possui esse nome pois se localiza logo acima dos rins.


O diagnóstico de tumores na adrenal normalmente são acidentais, através de exames de imagem ou através de alterações hormonais suspeitas que levam o seu médico a solicitar o exame de imagem para avaliar a glândula.


Os tumores da adrenal podem ser identificados a partir de alterações hormonais no paciente, causando mudanças no corpo, como:

Ganho de peso;

Retenção de líquidos;

Puberdade precoce em crianças;

Crescimento de pelos em excesso nas mulheres.


Classicamente, todas as massas sólidas benignas ou malignas maiores que 4 cm são operados.


Outra situação são tumores que produzam hormônios (dado por exame laboratorial com aumento hormonal acima do limite superior do valor de referência) independentes do tamanho também são retirados.

 

Procedimento para Tratamento

Quanto a cirurgia, são realizadas de preferência por via laparoscópica ou robótica , evitando dissecções desnecessárias e preservando a maior quantidade de tecidos viáveis possíveis.

 

Apesar da adrenal não ser um órgão do sistema urogenital e sim endócrino, acaba o mesmo entrando dentro do escopo da cirurgia urológica pela sua relação íntima com os rins e o retroperitônio ( região posterior ao abdome de difícil acesso ) no qual o urologista possui ampla familiaridade.


Tumores produtores de hormônio são estudados pelo cirurgião e seu anestesista, para que possam ser bloqueados através de medicamentos antes do procedimento cirúrgico, evitando descargas hormonais ou adrenérgicas durante ato operatório para uma cirurgia segura.

Urologia e Cirurgia Robótica

Dr. Bruno Garcia

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe, Residência Médica em Cirurgia Geral pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia e Urologia pelo Hospital do Servidor Publico Municipal de São Paulo. Pós graduação em Cirurgia Robótica e Observership in Robotic Surgery University of Southern California (USA).

Share by: