Especialidade Urologia

O médico urologista é aquele responsável pelo tratamento de problemas relacionados ao sistema urinário e ao sistema reprodutor masculino.

Urologia para homens e mulheres


Essa especialidade, embora seja associada geralmente à saúde do homem, pode abranger outras questões de saúde, inclusive de mulheres.


Um médico urologista pode acompanhar um paciente durante toda a sua vida, desde o período fetal até a terceira idade.


Esse profissional é responsável por fazer o diagnóstico e tratamento de doenças do sistema urinário, ou seja, ele que cuida de problemas relacionados à bexiga, rins, e canais como uretra e ureteres, tanto em mulheres quanto em homens.


Ele também é o responsável por cuidar do sistema reprodutor masculino, incluindo pênis, vesículas seminais, próstata, testículo, ductos deferentes e epidídimos.


Além disso, também cuida dos diagnósticos e tratamento para problemas relacionados às adrenais, também conhecidas como glândulas adrenais, responsáveis por hormônios como adrenalina e cortisol.


A fim de solucionar possíveis problemas de saúde, a especialidade de urologia pode solicitar ou realizar procedimentos como exame de próstata e a vasectomia, além da realização de procedimentos cirúrgicos, como a retirada de tumores.


Infertilidade, impotência sexual, ejaculação precoce e câncer de próstata também são tratados por esse profissional.


Quando devo procurar um Urologista?

Um paciente pode ser encaminhado a um urologista para tratamento de uma variedade de condições, como:


Infecções do trato urinário

Esse tipo de problema ocorre frequentemente quando as bactérias migram do trato digestivo para a uretra. Os sintomas incluem micção anormal, dor, incontinência, náusea, vômito, febre e calafrios. Afeta principalmente as mulheres.


Incontinência

Um mau funcionamento do sistema urinário pode levar à perda involuntária do controle da bexiga. Nas mulheres, isso pode resultar de um enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico durante a gravidez.


Infertilidade masculina

Isso pode resultar de danos ao aparelho reprodutor masculino e uma variedade de distúrbios do esperma. Uma causa comum é a varicocele, uma veia aumentada no saco abaixo do pênis. Às vezes, a cirurgia pode ajudar.


Doença renal

Danos nos rins podem causar inchaço nas mãos e tornozelos, pressão alta e outros sintomas. Se os rins não funcionam mais efetivamente, isso é insuficiência renal. Em última análise, pode ser fatal.


Transplante renal

Uma pessoa pode precisar de transplantes de rim após insuficiência renal.


Oncologia urológica (cânceres)

Tratamento de cânceres relacionados ao sistema urinário ou reprodutor masculino, como câncer de rim, adrenal, bexiga e próstata. Muitas vezes são lesões ainda pequenas e que podem favorecer cura quando tratados precocemente.


Prolapso da bexiga

Quando os tecidos e músculos do assoalho pélvico não são mais capazes de sustentar os órgãos da pelve, os órgãos podem cair da posição habitual.


Cânceres

Bexiga, rins, próstata, testículos e qualquer outro câncer que afete o sistema urinário ou, nos homens, o sistema reprodutivo.


Próstata aumentada

A hiperplasia prostática benigna (HPB) afeta cerca de 1 em cada 3 homens com mais de 50 anos. Um crescimento excessivo de células na próstata faz com que a uretra se contraia, levando a problemas com a micção.


Disfunção erétil

O pênis é incapaz de atingir rigidez suficiente para participar plenamente das relações sexuais. Isso geralmente é um sintoma de uma condição subjacente.


Cistite intersticial ou síndrome da bexiga dolorosa

Uma condição crônica da bexiga inflamatória pode produzir desconforto que varia de leve a grave.


Pedras nos rins

Pequenos depósitos duros feitos de sais minerais, que se formam nos rins, mas podem passar através dos ureteres e obstruir. Eles podem afetar a micção e causar muita dor, náusea e vômito. Além de infecções sérias, como pielonefrite e sepse de foco urinário.


Prostatite

A infecção ou inflamação da próstata pode causar dor ao urinar ou ejacular. Pode ser agudo ou crônico.


Testículos não descidos, ou criptorquidia

Normalmente, os testículos se formam dentro do abdômen de um feto e descem para o escroto antes do nascimento. Se um ou ambos não descerem, a produção de espermatozoides pode ser prejudicada


Com qual frequência devemos ir ao Urologista?

A indicação é de que pacientes (homens e mulheres) façam consultas periódicas com um Urologista a fim de se prevenir e tratar doenças do sistema reprodutor para os homens, e do sistema urinário para ambos. Em geral, é indicada uma consulta anual.


Caso o paciente já apresente alguma doença relacionada a especialidade deste profissional, as visitas serão mais frequentes.


Urologia e Cirurgia Robótica

Dr. Bruno Garcia

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe, Residência Médica em Cirurgia Geral pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia e Urologia pelo Hospital do Servidor Publico Municipal de São Paulo. Pós graduação em Cirurgia Robótica e Observership in Robotic Surgery University of Southern California (USA).

Share by: