Urologia Oncológica 

Também chamada de Uro-Oncologia, é uma área da Urologia que se dedica ao tratamento das neoplasias do sistema urogenital.



Urologia Oncológica e Tratamentos


Essa especialidade auxilia na prevenção, investigação, diagnóstico e tratamento de tumores malignos que venham a acometer órgãos como adrenais , rins , ureteres , bexiga , próstata , pênis e testículos .


Tumores que são tratados, em sua grande maioria, com intervenção cirúrgica. Algumas vezes, usando recursos avançados como crioterapia, ultrassom focalizado de alta intensidade (HIFU) e cirurgia robótica.

Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula que fica localizada logo abaixo da bexiga, e que envolve a uretra (canal por onde sai a urina).

Depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, e muitos não são diagnosticados em tempo devido tabu entre os homens para atendimento preventivo.

Estão indicados a realizar avaliação preventiva homens acima de 45 anos com história familiar de câncer de próstata e/ou afrodescendentes ou homens de 50 anos com qualquer histórico. A avaliação médica é realizada através do exame do toque retal da próstata e da dosagem sanguínea do PSA (proteína produzida pela próstata e que pode ser dosada no sangue). Uma vez ocorrida a suspeita parte-se para uma biópsia da próstata e avaliação tecidual.

Leia Mais

Câncer de Rim

Segundo estimativas recentes do Instituto Nacional de Câncer – INCA, mais de 90% dos casos de câncer renal evoluem metástase

Que é a disseminação do tumor por outras partes do corpo e o objetivo do tratamento passa a ser controlar a doença com o objetivo de aumento de sobrevida e qualidade de vida do paciente, por isso o diagnóstico precoce é fundamental.


Em geral, acomete homens entre 50 e 70 anos de idade, sendo um tipo de tumor duas vezes mais frequente nos homens do que nas mulheres. Para esse tipo de câncer, existem alguns fatores de risco, como:


Obesidade;

Hipertensão;

Uso do cigarro;

Histórico familiar da doença.

Leia Mais

Câncer de Bexiga

Com relação a este enfermidade, geralmente, o primeiro e principal sinal ou sintoma que aparece é a presença de sangue na urina, às vezes, visível (macroscópica) a olho nu ou não (microscópico).

Inicialmente, esse tumor também não causa outros sintomas, porém qualquer achado de sangramento na urina em pacientes acima de 35 anos, tabagistas ou que tenham contato com tabagistas (fumantes passivos devem ser investigados).


Só ressaltando, no entanto, que todos esses sintomas também podem ser causados por tumores benignos, cálculos na bexiga ou pelo aumento do tamanho da próstata.


Leia Mais

Câncer de Testículo

Essa enfermidade tem como característica o crescimento anormal de células do testículo.

Na maior parte dos casos, atinge homens entre 15 e 50 anos, e em geral, esse tumor é indolor, sendo mais caracterizado mesmo pela presença de uma massa escrotal ou mesmo de um nódulo duro.


A dor nos testículos, contudo, também pode ser um sintoma de tumor na região, sendo acompanhada pelo endurecimento dos testículos.


Em alguns casos, ocorre o aumento do volume e da sensibilidade das mamas.

Leia Mais

Tumores da Adrenal

Na maioria dos casos, esses tumores são achados em exames de imagens realizados por diversos outros motivos ou identificados a partir de alterações hormonais no paciente, causando mudanças no corpo:

Ganho de peso;

Retenção de líquidos;

Puberdade precoce em crianças;

Crescimento de pelos em excesso nas mulheres.


Classicamente, todos os tumores sólidos maiores que 4 cm ou produtores de hormônio (dado por exame laboratorial com aumento hormonal acima do limite superior do valor de referência) devem ser retirados.

Leia Mais

Urologia e Cirurgia Robótica

Dr. Bruno Garcia

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe, Residência Médica em Cirurgia Geral pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia e Urologia pelo Hospital do Servidor Publico Municipal de São Paulo. Pós graduação em Cirurgia Robótica e Observership in Robotic Surgery University of Southern California (USA).

Share by: