Também chamada de Uro-Oncologia, é uma área da Urologia que se dedica ao tratamento das neoplasias do sistema urogenital.
Essa especialidade auxilia na prevenção, investigação, diagnóstico e tratamento de tumores malignos que venham a acometer órgãos como adrenais , rins , ureteres , bexiga , próstata , pênis e testículos .
Tumores que são tratados, em sua grande maioria, com intervenção cirúrgica. Algumas vezes, usando recursos avançados como crioterapia, ultrassom focalizado de alta intensidade (HIFU) e cirurgia robótica.
Depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, e muitos não são diagnosticados em tempo devido tabu entre os homens para atendimento preventivo.
Estão indicados a realizar avaliação preventiva homens acima de 45 anos com história familiar de câncer de próstata e/ou afrodescendentes ou homens de 50 anos com qualquer histórico. A avaliação médica é realizada através do exame do toque retal da próstata e da dosagem sanguínea do PSA (proteína produzida pela próstata e que pode ser dosada no sangue). Uma vez ocorrida a suspeita parte-se para uma biópsia da próstata e avaliação tecidual.
Que é a disseminação do tumor por outras partes do corpo e o objetivo do tratamento passa a ser controlar a doença com o objetivo de aumento de sobrevida e qualidade de vida do paciente, por isso o diagnóstico precoce é fundamental.
Em geral, acomete homens entre 50 e 70 anos de idade, sendo um tipo de tumor duas vezes mais frequente nos homens do que nas mulheres. Para esse tipo de câncer, existem alguns fatores de risco, como:
✔ Obesidade;
✔ Hipertensão;
✔ Uso do cigarro;
✔
Histórico familiar da doença.
Inicialmente, esse tumor também não causa outros sintomas, porém qualquer achado de sangramento na urina em pacientes acima de 35 anos, tabagistas ou que tenham contato com tabagistas (fumantes passivos devem ser investigados).
Só ressaltando, no entanto, que todos esses sintomas também podem ser causados por tumores benignos, cálculos na bexiga ou pelo aumento do tamanho da próstata.
Na maior parte dos casos, atinge homens entre 15 e 50 anos, e em geral, esse tumor é indolor, sendo mais caracterizado mesmo pela presença de uma massa escrotal ou mesmo de um nódulo duro.
A dor nos testículos, contudo, também pode ser um sintoma de tumor na região, sendo acompanhada pelo endurecimento dos testículos.
Em alguns casos, ocorre o aumento do volume e da sensibilidade das mamas.
✔ Ganho de peso;
✔ Retenção de líquidos;
✔ Puberdade precoce em crianças;
✔ Crescimento de pelos em excesso nas mulheres.
Classicamente, todos os tumores sólidos maiores que 4 cm ou produtores de hormônio (dado por exame laboratorial com aumento hormonal acima do limite superior do valor de referência) devem ser retirados.
Formado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe, Residência Médica em Cirurgia Geral pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia e Urologia pelo Hospital do Servidor Publico Municipal de São Paulo. Pós graduação em Cirurgia Robótica e Observership in Robotic Surgery University of Southern California (USA).
Dr. Bruno Garcia é Especialista em Urologia e Certificado em Cirurgia Robótica pela Intuitive Surgical. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia e da American Urological Association (AUA).
Rua Alcídes Leite, 75 - 1º andar
São José
Aracaju/SE
Dr. Bruno Garcia Dias - CRMSE 4557 Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.